baterias-estacionárias

Hoje o nosso papo será sobre baterias estacionárias. Você sabe o que são e para que servem? Se esse é o tema pelo qual trouxe você ate aqui, sinta-se à vontade para continuar com a gente na leitura do post e entender tudo sobre esse tipo de bateria.

As baterias estacionárias são construídas de forma muito parecida com as baterias automotivas, mas o uso delas, no entanto, destina-se a outros segmentos. De maneira geral, as baterias estacionárias são indicadas para sistemas que exigem uma maior profundidade de descarga ou qualquer aplicação que demande uma corrente moderada por tempos mais longos.

É sobre o modo de funcionamento, aplicações e vantagens das baterias estacionárias que vamos bater o nosso papo de hoje, porém sem adentrar nos detalhes técnicos, mas sim práticos. Vem com a gente!

Afinal, o que são baterias estacionárias?

As baterias estacionárias são projetadas para ciclos de descarga profundos. Tudo aquilo que se exige uma quantidade constante de corrente por um longo período de tempo requer o uso de baterias estacionárias. Além disso, esse modelo de bateria pode ainda ser descarregada completamente por diversas vezes.

As baterias estacionárias, em sua maioria, são feitas de chumbo-ácido, com um nível de pureza de até 95%, e suas placas de cobre e zinco são maiores. Tudo isso justamente para suportar as quantidades de ciclos de carga, que também são maiores.

Onde as baterias estacionárias são usadas

As baterias estacionárias são usadas em sistemas de telecomunicações, UPS/no-break, PABX, centrais telefônicas, sinalização, iluminação de emergência, energia solar, energia eólica, monitoramento remoto, alarmes, vigilância eletrônica, subestações elétricas, bancos, bancos de dados, etc.

Ou seja, tudo que é utilizado por longos períodos e gradativamente, assim como bateria de telefones celulares, para citar uma comparação. Diferente das baterias automotivas que são feitas especificamente para dar partida em motores e manter sempre a carga máxima ou algo próximo a ela.

Além disso, a bateria estacionária possui filtros para evitar emissão de vapor da solução ácida, deixando passar apenas hidrogênio, que não é nocivo à saúde. Por isso ela se torna bastante segura para ser utilizada em ambientes internos.

Vida útil das baterias estacionárias

Com temperaturas, ciclos de carga e outros fatores ideais, as baterias estacionárias conseguem ter uma vida útil de cerca de 5 anos, podendo até mesmo chegar a 10 anos de funcionamento.

De modo geral, os fabricantes estipulam uma temperatura média de 25º Célsius como temperatura padrão de funcionamento, por isso é  interessante que as baterias estejam em ambientes com ar-condicionado, e que o ar-condicionado também esteja ligado em no-breaks.

A vida útil de baterias estacionárias cai pela metade para cada 10 graus acima da temperatura padrão, e dobra para cada 10 graus abaixo.

Existem tecnologias de baterias estacionárias que permitem que elas possam ser alocadas em qualquer posição, inclusive de cabeça para baixo. Mas as baterias de chumbo-ácido, por sua vez, não podem ser armazenadas em outras posições. 

Importante salientar também é que, devido ao preço das baterias estacionárias ser mais elevado que o das baterias automotivas, não é recomendado o uso das automotivas em substituição às estacionárias, algo que acaba sendo cogitado e pode ser alvo de dúvidas para muitas pessoas. 

A médio e longo prazos, as diferenças nas aplicações podem representar desvantagens visíveis.

Tabela comparativa de baterias automotivas vs. estacionárias

 

Automotivas Estacionárias
Expessura das placas de chumbo 1 mm 8 mm
Descarga máxima permitida 10% 80%
Vida-útil média 3 anos 5 anos
Tipo de conector Borne automotivo Orifício para parafuso
Emissão de gases tóxicos Sim Não

 

 Aqui na Goiás Baterias trabalhamos com a melhor bateria estacionária,  a Freedom – da Heliar – , que garante benefícios como grades PowerFrame, garantia de 24 meses, é livre de manutenção e certificada pela Anatel.

No post de hoje, conversamos sobre as baterias estacionárias, mas se você tem alguma dúvida ou gostaria de entrar em contato conosco para obter mais detalhes, acesse agora mesmo o nosso canal direto de atendimento. Será um prazer falar com você.

 

Compartilhe:

RELACIONADOS