vidro-elétrico-travado

Como levantar vidro elétrico travado?  Você já passou por esta experiência de, de repente, o vidro elétrico do seu carro parar de funcionar? Saiba que é um problema comum e simples de resolver. 

Então, se você está com problemas no seu vidro elétrico, a gente te ajuda a saber quais as possíveis causas e soluções, afinal você não vai querer ficar com o vidro fechado em um dia de muito calor ou aberto na chuva, não é mesmo?!

Claro que a primeira recomendação para levantar um vidro elétrico travado é levar o seu automóvel em uma oficina ou mecânico de sua confiança, mas se você está com alguma urgência e não tem este profissional perto de você neste momento, vamos juntos tentar levantar e destravar esse vidro.

Inclusive, muitas das ocorrências de vidros elétricos travados acontecem quando a pessoa está na rua e não tem como deixar o carro aberto, por exemplo.

Continue na leitura e vamos entender os possíveis defeitos e como levantar um vidro elétrico travado.

Entendendo a origem do vidro elétrico travado

Para que os vidros elétricos funcionem em total harmonia é preciso que todos os componentes mecânicos e elétricos do carro também estejam em pleno funcionamento. 

Portanto, o primeiro passo é verificar se todas as janelas estão com os vidros travados. Caso estejam, o mais provável é que tenha ocorrido algum problema no fusível, que pode estar queimado sendo necessária, então, a sua troca. 

Para ter esse diagnóstico, faça o seguinte:

Ligue o carro, mas sem ligar o motor, deixe-o eletricamente funcionando;

Acione os botões das janelas e perceba se o motor faz algum barulho ou se as janelas dão sinais de que vão se mover;

Caso isso não aconteça em nenhuma das janelas, o problema provavelmente será no fusível, bastando, assim, a sua troca para resolver o problema.

Agora, se o vidro elétrico está travado em apenas umas das portas, é provável que o problema seja por outro motivo.

Como levantar vidro elétrico travado

Se você realizou o teste do fusível e viu que é apenas o vidro de uma janela que não se movimenta,  você pode testar então uma solução paliativa e manual.

Nesse caso, faça o seguinte, e, de preferência com alguém te ajudando:

Abra a porta onde o vidro elétrico está travado e deixe-a estável;

Pressione a trava externa do carro contra você;

Enquanto isso, outra pessoa, usando as duas mãos, uma por dentro e outra por fora do veículo, segura firmemente o vidro travado e o move para cima ou para baixo;

Cuidado com a força utilizada para não gerar mais danos no vidro;

Se o movimento for de descida do vidro, atente-se para não afundá-lo demais, deixe uma beiradinha à mostra.

Mas lembre-se de que levantar manualmente um vidro elétrico travado é uma solução temporária, que deve ser feita apenas na impossibilidade de levar o seu carro para um profissional especialista.

Cuidando do seu vidro elétrico

Alguns cuidados simples podem ajudar a estender a vida útil de seus vidros elétricos. A lubrificação das canaletas e dos motores é um deles.

Remova o painel da porta, passe um jato de ar para limpar a poeira e aplique graxa branca ou lubrificante/silicone em spray, esses produtos você encontra facilmente em lojas de itens automotivos. Você pode e deve também consultar o manual de serviços do seu veículo para saber mais detalhes sobre como proceder.

Outra dica simples é não deixar pressionado o botão de acionamento do vidro elétrico quando o mesmo já estiver totalmente aberto ou fechado. 

Muitas vezes, por hábito, nem nos damos conta de que permanecemos apertando ou puxando o botão mesmo quando o vidro já não tem como mais subir ou descer. Essa atitude pode colocar enorme tensão sobre o motor e os componentes do regulador.

Levantar vidro elétrico travado: solução paliativa

Embora levantar o vidro elétrico travado do seu carro manualmente possa te salvar de um possível contratempo, saiba que o ideal é que você procure a manutenção especializada assim que detectar o problema.

Dessa forma, você evita maiores prejuízos ao vidro, janela ou portas do veículo. Revisões e manutenções regulares também ajudam a prevenir esse tipo de problema.

Além disso, vale ressaltar também a importância de estar “em dia” com a sua bateria automotiva.  Ela garantirá um bom funcionamento dos componentes elétricos do seu carro, inclusive os vidros elétricos. Veja dez dicas para fazer a bateria do seu carro durar mais. 

Aqui na Goiás Baterias nos te damos todo o suporte que você precisa sobre baterias.

E você, já sabia como levantar vidro elétrico travado? Já passou por isso? Tem alguma dica? Conta para gente a sua experiência?

 

Compartilhe:

RELACIONADOS