Você sabe qual a frequência certa para calibrar os pneus? A calibragem de pneus é um procedimento obrigatório para evitar desgastes desnecessários no automóvel e economia de combustível, inclusive.
Porém, é necessário entender que cada tipo de pneu possui uma calibragem específica e que algumas outras variáveis, como o peso do veículo, devem ser levadas em consideração na hora de calibrar os pneus.
Assim, se você tem dúvida sobre a pressão correta para usar no seu carro, a frequência certa para calibrar os pneus, se na estrada, na cidade, com e sem peso, fizemos este artigo com alguns esclarecimentos com o que você precisa de mais importante sobre calibragem de pneus.
Qual a frequência certa para calibrar pneus?
Me diz aí, com qual frequência você calibra os pneus do seu carro? Essa, talvez, seja a maior dúvida entre os motoristas. Muitos não possuem uma frequência e deixam para calibrar os pneus somente quando se lembram que precisam fazer ou sentem o “pneu baixo”.
Para você não fazer parte deste grupo de motoristas desavisados e deixar o seu pneu com 22 libras, o ideal é que você realize a calibragem de pneus, preferencialmente, a cada 15 dias.
Em algumas situações específicas este prazo se altera:
– A cada 30 dias para veículos que rodam pouco;
– A cada 500 km para aqueles que, ao contrário, rodam muito;
Outro fato importante a se dizer é que a calibragem deve ser feita quando os pneus estiverem frios! Rode, no máximo, por 3 km, de onde você está, para calibrar os pneus.
Como saber a pressão da calibragem?
Agora que você já sabe a frequência certa para calibrar os pneus, precisa saber também a “dose” correta. Saber qual a pressão utilizar é fundamental para manter o balanceamento correto, por exemplo.
A informação sobre a pressão a ser utilizada é facilmente encontrada no manual do proprietário do seu veículo, no adesivo interno da tampa de combustível, ou ainda na porta do condutor, do lado interno.
A pressão correta varia também de acordo com o peso do veículo, por isso confira os valores para o automóvel vazio ou cheio.
Como executar o procedimento de calibrar pneus
O procedimento para calibrar pneus é bastante simples.
Basta ir até um posto de gasolina (lembrando que os pneus precisam estar frios, então vá a um posto o mais próximo possível), colocar a pressão indicada para o seu veículo no calibrador, colocar mangueira no “bico” de ar do pneu e esperar o sinal sonoro, indicando que o pneu já está com a pressão correta.
Repita o procedimento nos demais pneus e não se esqueça de tampar o ‘bico’ novamente com a tampinha, evitando o desgaste mais rápido da calibragem que você fez.
Diferença de calibragem entre os pneus
O que pode haver ainda é uma diferença na calibragem entre os pneus. Em muitos casos, há indicação de pressões diferentes para os pneus traseiros, que podem receber maior pressão em relação aos dianteiros.
E isso varia também de acordo com o peso que pode ser transportado. Em geral, costuma-se levar em consideração colocar 3 libras a mais nos pneus traseiros, mas você pode e deve conferir a informação adequada para o seu modelo de carro.
Danos ocorridos pela falta ou má calibragem
Deixar de calibrar o pneu pode causar danos aos veículos. Dentre eles:
- perda de aderência;
- risco de detalonamento (quando o pneu desencaixa da roda);
- deterioração da estrutura interna do pneu devido ao aquecimento extremo durante a rodagem;
- instabilidade;
- maior esforço do motor e, consequentemente, aumento do consumo de combustível, que pode chegar a 25% mais de gasto (com esses valores atuais de combustível, não dá, né)
- emissão de maiores quantidades de CO2.
Você viu que, apesar de ser um procedimento simples, a calibragem de pneus é também bastante importante para a manutenção do conjunto do veículo.
Portanto, não deixe de calibrar os seus pneus da forma correta e na frequência adequada.
E, claro, para garantir ainda mais conforto, segurança e estabilidade para o seu carro, use também as nossas baterias automotivas de qualidade. Estamos sempre disponíveis para entregar a você a melhores soluções em baterias.