As baterias atart-stop são usadas em modelos de carros mais modernos, e a principal função é reduzir a emissão de gases poluentes. Por isso, o motor do carro desliga quando ele para de se movimentar, por exemplo, em semáforos, e volta a funcionar quando o veículo é acionado.
Para que este sistema funcione, o veículo necessita de uma bateria especial, uma bateria star-stop, mais sofisticada e com maior capacidade. Veja que um carro tradicional tem, no máximo, 4 partidas por dia, em média, já um modelo start-stop pode chegar a ter até 100 acionamentos.
Neste post, vamos entender um pouco mais sobre as baterias start-stop, modo de funcionamento e características. Por isso, se você está em busca de informações sobre as baterias start-stop, está no lugar certo.
Quais as características da bateria start-stop
A tecnologia start-stop é considerada o primeiro estágio de eletrificação veicular. Esse sistema é o mais usado para diminuir a emissão de CO² e também possui um menor custo se comparado aos sistemas híbridos ou totalmente elétricos.
A bateria start-stop é feita para suportar quantidades bem maiores de partidas do motor, são sequências de pequenas descargas toda vez que o carro para. A partida extrai apenas cerca de 1% da energia do componente, mas se repete várias vezes durante o trajeto realizado por um carro com a tecnologia start/stop.
São dois os tipos de baterias que foram criados para alimentar os carros com tecnologia start-stop: EFB (da sigla em inglês Enhanced Flooded Battery, em português Baterias Convencionais Melhoradas) e as AGM (do inglês Absorbent Glass Mat, em português Manta de Vidro Absorvido).
As baterias EFB são uma evolução das baterias convencionais, então são utilizadas em carros com sistema start-stop, mas que não possuem componentes mais complexos. Ideal também para uso em taxis ou carros de aplicativos de mobilidade.
Já as baterias AGM são usadas em veículos com um pouco mais de complexidade, como, por exemplo, aqueles com turbo eletrônico e freio regenerativo, que precisam de ciclos mais profundos de energia e demandam uma alta – e rápida – capacidade de absorção da energia recebida pelo sistema de frenagem.
Cuidados ao escolher o modelo
As diferenças entre os modelos de baterias start-stop são observadas na hora de escolher qual o tipo ideal para cada veículo, como vimos acima.
Por isso, é importante que você tenha cuidado ao optar por cada modelo.
No caso de aplicar uma EFB num carro que necessita de uma AGM, ou vice-versa, é possível acarretar em perdas de eficiência energética e diminuir a vida útil da bateria. Além, ainda, de danificar os demais componentes do veículo.
O mesmo ocorre quando uma bateria convencional (SLI) é instalada em um carro com tecnologia start/stop.
Posso colocar uma bateria start-stop em um carro comum?
Você pode colocar uma bateria EFB em um carro sem start-stop, pois como elas são uma evolução da SLI pode até duplicar ou triplicar a vida útil do componente. Representa uma vantagem.
Agora é preciso ter cautela com relação à instalação da AGM em carros comuns.
As baterias AGM são sensíveis ao calor e, por isso, demandam uma estrutura diferenciada. Colocá-las em um veículo despreparado pode afetar sua funcionalidade.
Neste artigo, vimos que os carros com tecnologia start-stop precisam de baterias diferenciadas das convencionais, sendo a EFB ou a AGM, para oferecer uma boa performance.
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